• fernando1599

(@fernando1599)

Na atualiza??o O Recurso – Divis?o de pagamento com outras contas Asaas da atualiza??o 2.2.0 considera o valor liquido da transa??o. Teria como colocar uma op??o para ele considerar o valor bruto? Hoje ele calcula apenas sobre o valor total – a taxa de transa??o. Preciso que ele calcule sobre o valor total apenas. A taxa de transa??o vou fazer de outra forma. Se tivesse uma caixa de sele??o para marcar valor total ou valor total menos a taxa de transa??o já resolvia minha vida.

Viewing 9 replies - 1 through 9 (of 9 total)
  • Plugin Support Suporte Técnico Asaas

(@suporteasaas)

Olá Fernando, tudo bem?

N?o é possível realizar a divis?o desta forma pois no core do Asaas, o split sempre será feito em cima do valor líquido, e n?o do valor bruto.

Ou seja, ocorre o crédito do valor, o Asaas desconta as taxas, e somente após isso é feito o split.

Portanto, a configura??o dentro do WooCommerce também precisa seguir a mesma regra de negócio do Asaas, caso contrário haveria um conflito de regras, o que poderia gerar divergências no entendimento.

Além disso, se você tenta splitar o total do valor bruto, receberá uma condi??o de exce??o como retorno uma vez que o valor splitado seria maior que o líquido. Sendo assim, 100% de split aplicado seria o valor líquido por completo de tal cobran?a.

Qualquer dúvida estamos à disposi??o.

Thread Starter fernando1599

(@fernando1599)

Sim entendo perfeitamente oque esta falando. é que nesse caso é uma franqueadora. A taxa da opera??o é descontada do repasse do franqueado. Por isso preciso dar um passo atrás porque os royalties s?o cobrados sobre o valor bruto e n?o sobre o valor liquido. Na hora que eu realizar o split para o franqueado sim vou descontar a taxa de transa??o. Se eu só puder trabalhar em cima do valor liquido esse numero sempre sai errado.

(@fernando1599)

No meu caso oque preciso splitar é a comiss?o do marketplace em contas distintas. Se conseguir colocar um bot?o split total bruto ou total liquido nas carteiras já resolve minha vida. Estamos desenvolvendo pluguins complementares para fazer o restante mais esta parte esta ligada no seu. é possível?

Plugin Support Suporte Técnico Asaas

(@suporteasaas)

Olá, Fernando!

Vou explicar mais no detalhe…

Vamos imaginar que no Asaas exista a sua conta e a conta do franqueado. A sua conta é a que está criando a cobran?a e splitando para o franqueado o valor. Quando o valor cai no Asaas, o Asaas desconta a taxa de quem criou a cobran?a. Ent?o o processo ocorre:

• Recebe a cobran?a;
    • Desconta a taxa de quem criou a cobran?a;
    • é feito o split, do valor líquido, para o franqueado.

Se o franqueado criar a cobran?a e splitar para você, aí nesse caso, cobraríamos a taxa da opera??o dele, pois é ele que está usando o servi?o Asaas.

N?o temos como mudar a regra, pois, como mencionado anteriormente, no core do Asaas, o split sempre será feito em cima do valor líquido, e n?o do valor bruto.

Se fossemos splitar do valor bruto, daria erro, pois iria ultrapassar do valor que tem para splitar de fato. O split é sempre feito após descontar as taxas Asaas.

(@fernando1599)

Sim compreendo voce. Mais criei diferente essa op??o de carteira que tem no pluguin do asaas só faz a divis?o da comiss?o do marketplace é para isso que ele funciona pra mim. Nos demais criamos pluguins complementares onde realmente desconta a taxa da conta e eu desconto isso do franqueado também considerando o valor bruto e n?o o liquido.

(@fernando1599)

eu repasso a taxa de transa??o ao franqueado pois afinal é ele que está pagando os royalties da franqueadora.

(@fernando1599)

Na minha configura??o ocorre assim:

Comiss?o Marketplace Franqueadora: 10% que é dividido em 3 contas da carteira da franqueadora.

Entra o pagamento na conta principal da franqueadora cobra taxa da transa??o ok. Sobra o valor liquido.

Eu posso cobrar o valor bruto de volta porque estou descontando novamente a taxa da transa??o do repasse ao franqueado. Que fica com 90% – taxa da transa??o. O split ocorre no total restante de 10% divido entre as 3 contas sendo 2% + 2% + 6%. Porém se eu fizer isso com base no valor liquido dá erro. Preciso ter a op??o de fazer considerando o valor bruto.

(@fernando1599)

Refiro-me a esta parte: https://ibb.co/GM7df1d

Por exemplo, no nosso caso, gostaríamos de realizar a separa??o do split com base no valor bruto da transa??o. Isso ocorre porque implementamos uma regra em nosso sistema que desconta o valor da transa??o no repasse ao franqueado.

Como franqueadora, faz sentido para nós voltarmos a analisar o valor total da transa??o sem considerar a taxa. Vejam como ficou no sistema do Asaas quando recebemos os pagamentos: https://ibb.co/6vjz5CF. No caso, a transa??o foi de R$100, a taxa sandbox foi de R$1,99 + R$0,49, totalizando R$2,48. O valor de comiss?o do franqueado é de 90% do valor da transa??o, ou seja, R$87,52, e esse valor foi enviado para sua conta.

Os outros três splits s?o destinados às nossas carteiras próprias, onde dividimos 10% como nossa comiss?o total, 2% para o Fundo de Marketing da rede, 2% para o Fundo de Sistema e 6% referentes aos royalties da franqueadora. Contudo, os valores sempre chegam incorretos porque s?o calculados com base no valor líquido da transa??o, descontando a taxa.

Eles deveriam ser: Split 1 – R$2, referente a 2%; Split 2 – R$2, referente a 2%; Split 3 – R$6, referente a 6%.

Por favor, posicionem-se sobre a possibilidade de incluir na próxima atualiza??o a op??o de processar isso com base no valor bruto da transa??o ou no valor líquido descontando a taxa. Essa escolha deve ser deixada ao usuário, assumindo sua responsabilidade.

Como se trata de um plugin original de vocês, gostaria que essa funcionalidade fosse nativa.

Aguardo um posicionamento.

Plugin Support Suporte Técnico Asaas

(@suporteasaas)

Olá Fernando.

Obrigado pela explica??o, e entendo perfeitamente seu modelo de negócio.

Mas, infelizmente, do nosso lado, sempre trataremos o split com base no valor líquido, já com as taxas deduzidas. Essa é uma regra de negócio no Asaas aplicada desde o core do split, que está na nossa API. Como o nosso plugin do WooCommerce é construído em cima dela, precisamos sempre tomar o mesmo cuidado no desenvolvimento, para evitar que um cliente encontre um comportamento na API e outro comportamento totalmente diferente em outro método de integra??o.

Pra solucionar o seu caso, olhando para o lado do Asaas, seria preciso criar “prioridades” do split, onde o seu percentual seria feito com base no líquido, e o restante no bruto, mas é uma regra de negócio que o Asaas n?o possui hoje, ent?o n?o conseguimos também incluir isso como tarefa no WC, pois n?o há base técnica que ampare essa fun??o.

O que temos em nosso backlog (com previs?o para o Q2) é a possibilidade de aplicar splits em valor fixo, assim poderá usar além do percentual, um valor fixo de split (assim você pode definir diretamente o valor). Além disso, também trabalharemos no split por produto, e split por usuário, mas todos eles sempre se baseando pelo valor líquido, ok?

Independente da negativa, registrei seu feedback aqui e levarei ao time responsável para que seja analisado.

Obrigado desde já, e qualquer dúvida permanecemos à total disposi??o.

Viewing 9 replies - 1 through 9 (of 9 total)
  • The topic ‘2.2.0 Recurso – Divis?o de pagamento’ is closed to new replies.